Todas as NotíciasMarketing de Relacionamento Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.

A ideia principal do marketing de relacionamento é manter-se em contato constante com os clientes, oferecendo-lhes ajuda, conteúdo, informações e esclarecendo dúvidas. 

Somente estando sempre presente na vida do cliente que a empresa tornará viável uma relação a longo prazo. Pois contato constante, feito de forma correta, faz com que a marca seja fixada na mente dos consumidores.

As principais características são:

Interatividade: o cliente toma quando quer a iniciativa do contato, como receptor e emissor das comunicações;

Personalização: todas as ações são direcionadas e personalizadas. As empresas podem e devem dirigir mensagens distintas a cada cliente, adequadas às suas circunstâncias e historial.

Memorização: todas as ações deverão ser registradas em memória contendo a identidade, os dados, as características, preferências e detalhes das interações mantidas com os clientes.

Receptividade: as empresas devem passar a falar menos e a escutar mais. Além do mais deverão permitir que seja o cliente quem decida se quer ou não manter uma relação, quem defina a forma de comunicação e se a quer manter ou alterá-la.

Orientação para o cliente: as empresas deverão acabar com os product managers e passar para os consumer managers, centrando-se assim mais no consumidor, suas necessidades e todas as formas para que sejam satisfeitas.

Praticar o BtoB e o BtoC: o marketing relacional não se deve centrar apenas no Business to Consumer. Deverá também apostar no Business to Business por forma a desenvolver e explorar todas as formas de potenciação do seu negócio.

É importante ressaltar que o principal foco do marketing de relacionamento não é fazer novos cliente e sim atender os clientes já existentes. 

Conheça o curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Empresarial da UNIFAE

ATENDIMENTO AO ALUNO UNIFAE

0800 777 0080

DE SEGUNDA A SEXTA DAS 9H ÀS 18H

(19) 99351-5109

ASSISTA AO VÍDEO

Pós-Graduação UNIFAE 1º Semestre 2017

2016-04-15

INFORMAÇÕES GERAIS

|| CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
|| Largo Engenheiro Paulo de Almeida Sandeville, 15
|| CEP: 13.870-377 São João da Boa Vista - SP
|| Fone/Fax (0xx19) 3633-2065 ou 0800 777 0080


PARCEIROS

  • logo da Phorte TV
  • logo do Instituto Phorte
  • logo Editora Phorte

Copyright (c) 2009. Todos direitos reservados.