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Treinamentos posturais educativos

Treinamentos posturais educativos

Os treinamentos educativos para postura são de extrema importância para a eficiência do corpo na prática de exercícios.

Para a corrida, não basta colocar um pé atrás e outro na frente. A postura correta é de extrema importância para obter um melhor desempenho. O modo de alinhar os braços e os quadris, por exemplo, pode atrapalhar na performance. Segundo o treinador Marcelo Alexandroni, da Marcos Paulo Assessoria Esportiva: “Com uma postura na corrida adequada, as suas passadas tornam-se mais eficientes e você consegue desenvolver uma velocidade maior, por mais tempo e com menor risco de lesões”.

A postura adequada faz com que o atleta gaste menos energia na realização dos exercícios.  “Para um atleta conseguir melhores resultados, além do VO2 e limiar de lactato, a economia de corrida é uma valência que deve ser trabalhada. Com uma postura adequada, gasta-se menos energia para realizar a mesma tarefa com uma postura inadequada”,  afirma Alexandroni.

Mesmo que cada pessoa tenha seu jeito de correr, é possível corrigir problemas para evitar lesões. Alexandroni lembra que “Existem alguns pontos que devem ser corrigidos, como os movimentos excessivos de rotação de tronco, o ataque excessivo da passada com o calcanhar e a posição da cabeça durante a corrida, que podem gerar lesões com o passar dos treinos”.

Uma postura correta também ajuda o corredor a proteger seu corpo de lesões, pois haverá uma melhor absorção dos impactos durante as passadas. “Se corremos com uma postura desfavorável, boa parte do impacto não é absorvida e, além de sobrecarregar nossos músculos e tendões, nossas articulações e estruturas ósseas ficam em uma situação bastante desfavorável”, finaliza Alexandroni.

Algumas dicas para você melhorar sua postura:

- Cabeça: o olhar deve estar direcionado para a linha do horizonte.
- Ombros: mantenha os ombros relaxados.
- Braços: mantenha sempre o cotovelo flexionado em 90º.
- Joelhos: os joelhos devem estar ligeiramente flexionados.
- Tornozelos: relaxe os tornozelos para que, ao tocar o chão, realizem a flexão e ajudem no amortecimento.
- Pés: ao aterrissar, faça o contato do pé com o solo com o meio do pé ou antepé.


Fonte: Ativo.com

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